Aplicabilidade da Smartfy

O mercado está mudando rapidamente, obrigando diversos segmentos a se adaptarem para otimizar os seus processos. Empresas que não estão atentas a esse cenário correm mais riscos, por isso, a busca por recursos que as auxiliem a enfrentar a velocidade das transformações que o mercado atual exige é fundamental.

Desenvolvida para facilitar a implementação de componentes SaaS (Software as a Service), multicloud e serviços locais, a plataforma Smartfy oferece soluções aos mais variados segmentos que podem apresentar esses problemas e que têm objetivos específicos de seu mercado.

A plataforma simplifica a utilização de serviços de integração, incluindo microsserviços, APIs e integrações de troca eletrônica de dados, para criar as melhores soluções de mercado e permitir que as empresas inovem com maior rapidez rumo à Transformação Digital.

Dentre os principais segmentos atendidos pela Smartfy, podemos destacar:

Seguradoras

Atualmente, é fundamental que as seguradoras sejam ágeis em seus negócios e que adotem um ritmo acelerado de mudança. Nessa área, aplicações lentas e monolíticas podem esconder oportunidades em um mercado dinâmico. Assim, diversas seguradoras já adotaram uma arquitetura de microsserviços.

Na maior parte das vezes, sistemas legados são lentos e acabam sendo um dos principais fatores que impedem as seguradoras de inovar rapidamente. Por outro lado, as seguradoras que adotam sistemas legados circundantes com microsserviços enfrentam melhor esses desafios. Assim, alterações podem ser realizadas apenas nos microsserviços relevantes, sem que a aplicação inteira seja dividida para alterar partes específicas.

Telecoms

A arquitetura de microsserviços também tem papel importante em estratégias de grandes provedores de serviços como Amazon, Google e Netflix. Empresas como essas, por exemplo, precisam construir aplicativos mais escalonáveis. Através do desenvolvimento por microsserviços acelera-se todo o projeto, incluindo testes e implantação. Além disso, também é possível que as aplicações sejam corrigidas em tempo real, ao invés da necessidade de aguardar um ciclo de atualização mais longo.

Outro benefício da arquitetura de microsserviços é que os aplicativos já prontos podem ser testados em um modelo iterativo e distribuídos sem que fiquem offline.

As operadoras de rede estão utilizando as arquiteturas de microsserviços para construir um modelo de software mais ágil e que possa ser utilizado para melhorar o atendimento aos clientes, para aumentar a utilização de recursos e para que seja possível integrar com outros aplicativos desenvolvidos por terceiros.

Indústrias

A indústria já enfrenta os desafios da era digital e está mudando a maneira como fazemos compras. O ritmo dessa mudança torna, para a indústria de varejo, mais difícil a tarefa de prever o que vai ocorrer nesse mercado.

Os microsserviços são uma resposta a esses desafios enfrentados, já que são desenvolvidos sobre ideias de arquiteturas orientadas a serviços. Dessa forma, o foco muda: de tecnologia com componentes de infra-estrutura complicados para serviços independentes por meio de APIs.

Financeiras

Para permanecerem competitivas no mercado, empresas financeiras estão reconsiderando suas arquiteturas técnicas e complicadas, procurando algo que seja mais adaptável à suas necessidades.

Nesse sentido, a arquitetura de microsserviços oferece tudo o que é necessário para auxiliar bancos e instituições financeiras: escalabilidade, resiliência e segurança.

Além disso, os microsserviços tornam a tarefa de integração de APIs com outros serviços mais fácil, gerenciando e protegendo a camada da API através de isolamento, além de escalabilidade e resiliência.

Deseja saber mais como a plataforma Smartfy pode auxiliar o seu segmento?
Entre em contato conosco e agende uma reunião.